A Autora e o Livro



Clarice Campo Pessato nasceu no interior do Rio Grande do Sul. Primogênita de três irmãos, desde criança era interessada em ser uma boa filha, boa aluna e boa religiosa. E em Novembro de 2013  lançou seu  livro: 'O Penúltimo Capítulo'.

"Já faz anos que alguns amigos sugeriram que eu escrevesse um livro, porém, apesar de já ter iniciado mais de uma vez, eu não consegui concluir. Eu queria um último capítulo com final feliz, segundo o meu conceito humano, e isso impediu que este livro fosse divulgado antes."

No ano de 1981, jovem com 18 anos, cursando o segundo ano de Psicologia, ativa e cheia de sonhos, Clarice viu sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica. Passou a conviver com as limitações físicas que mudaram sua história e a angústia de ter que se adaptar com a nova realidade somente era amenizada pela ilusão de que em breve estaria caminhando novamente; mas os anos passavam e a cura não acontecia.

"O peso de tantas perdas, frustrações, decepções, falta de respostas iam aumentando a cada ano e quando tudo ao meu redor me conduzia para o desespero, quando parecia que não tinha mais para onde olhar ou o que fazer, Deus veio em meu socorro e através da fé recebi forças para prosseguir.
Com muito amor Deus ia me ensinando a cada dia e com cada situação fui aprendendo que as experiências mais dolorosas de nossa vida podem nos mostrar novos caminhos."

O mover de Deus nas vidas não acaba num dia, são necessárias muitas curas e Deus cuida dos detalhes. Formamos padrões, valorizamos aparência e acreditamos que seremos felizes com esses padrões. Por isso, para Clarice, um último capítulo com final feliz somente seria voltar a caminhar.

"Existia o preconceito e a discriminação dentro de mim. Eu considerava a aparência mais importante do que a essência. O meu coração precisava ser curado, precisava ser mudado e Deus me deu essa cura. Somente quando isso aconteceu eu consegui concluir este livro." 
Entender que da tristeza podemos tirar alegria, que as perdas podem se tornar ganhos e que a derrota pode se transformar em vitória, é um trabalho que só um Deus de amor pode fazer."




A felicidade foi encontrada quando a autora entendeu que era uma obra de Deus, criada de acordo com o plano que Ele designou para ela. Clarice descobriu que a cura que Deus dá pode acontecer sem que as circunstâncias sejam mudadas. Não significa que Deus não muda as circunstâncias, que Deus não cura ou não faz milagres, ou que não há espaço para aperfeiçoamento, mas cada caso é único. E na vida da autora a cura precisava acontecer em primeiro lugar no seu coração.

O ministério de Jesus foi o coração e a alma da humanidade, quando entendemos isso perceberemos que deficiências físicas são temporárias, enquanto a cura espiritual é eterna.

"O título do meu livro O Penúltimo Capítulo surge quando eu entendi que o último capítulo da nossa história não é escrito por nós. A nossa história não acaba no ponto final de um livro.
Entender que das tristezas podemos tirar alegria, que as perdas podem se tornar ganhos e que a derrota pode se transformar em vitória é um trabalho que só um Deus de amor pode realizar.
Eu descobri que a cura que Deus dá pode acontecer sem que as circunstâncias sejam mudadas. Com isso eu não quero dizer que Deus não muda as circunstâncias, que Deus não cura ou não faz milagres, mas cada caso é único. E na minha vida a cura precisava acontecer em primeiro lugar no meu coração."

Deus pode usar até mesmo os acontecimentos trágicos para nos levar para mais perto dEle e executar Seus propósitos em nós e através de nós.
O maior milagre acontece não quando os obstáculos são removidos, mas quando recebemos a capacidade para superá-los. Não há sentido em ser completo do lado de fora quando se está quebrado interiormente.

"O motivo principal que me levou a escrever este livro foi resultado do trabalho de Deus na minha vida, principalmente no meu coração. Deus agiu e limpou meu coração e me fez ver que eu era muito mais do que um corpo que se move e produz. Ele tirou o preconceito do meu coração. E eu vi que é possível ser feliz independente da nossa condição humana. Por isso eu posso declarar a vitória, porque ela acontece quando nosso coração muda."  

O último capítulo de nossa história não é escrito por nós. A nossa história não acaba no ponto final de um livro.
Assim, apresentar essa obra – o que para muitos que conhecem as limitações da autora seria impossível – foi um grande desafio e a manifestação do poder de Deus.



Todo o livro foi digitado com um adaptador que possibilitava alcançar uma única tecla de cada vez.  

"Em alguns momentos as lágrimas rolavam com algumas lembranças dolorosas, mas mesmo nesses momentos Deus estava agindo e através das minhas lágrimas Ele ia limpando cada vez mais o meu coração.

A certeza de que através do retrospecto de sua vida poderei mostrar o sobrenatural e o livramento de Deus, frutificando para o reino, foi o que me levou a prosseguir e concretizar o livro."

Uma lesão permanente ou doença, qualquer situação nociva ou de profunda decepção pode transformar de forma positiva a vida das pessoas. 
Mas para que isso aconteça é necessário que estejamos abertos e que deixemos Deus conduzir a nossa vida, para que mesmo na tragédia mudemos para melhor. E quando mudamos, tudo a nossa volta muda: a família, amigos ... todos são influenciados.
Muitas pessoas estão cansadas, sobrecarregadas, oprimidas, outras tem o coração doente, talvez não seja o preconceito, mas uma mágoa, um ressentimento ou uma tristeza e Deus quer sarar e dar um novo coração. Por mais desesperada que a sua vida possa parecer, existe esperança. Por piores que sejam as circunstancias, dias melhores virão, Deus diz: Vinde a mim e eu vos aliviarei.
Mesmo sem poder usar suas pernas e braços Jesus deu a Clarice asas e a sustenta a cada dia.         

"Alguns olham para mim e não acreditam que alguém nas minhas condições possa ter alegria, no entanto em Deus isso é possível.        
Sejam quais forem as circunstâncias, enquanto estivermos  respirando, temos uma contribuição a dar. Por ser obra de Deus, somos preciosos.        
O mesmo Jesus que fez na minha vida pode fazer na vida de todos. Nós só temos que estar dispostos a segui-lo, abrir nosso coração e permitir a ação Dele em nossas vidas. 

O trabalho de Deus em nossa vida não está pronto  e cada dia com Deus é um milagre. É necessário aprender dar graças em tudo. 
Quando deixarmos de nos preocupar unicamente com a aparência e nos preocuparmos com o coração, com o sentimento humano, então o preconceito será eliminado e o amor ao próximo será concretizado. 
Existem muitas injustiças feitas às pessoas julgadas diferentes. E estas pessoas precisam de ajuda.
O sofrimento acontece não somente com a situação física, mas muito mais com a falta de piedade e misericórdia.


Sem um poder maior em sua vida você não suportaria, por exemplo uma situação como a minha. Olhe para todos com bons olhos."
  
 "Estou apresentando 'O Penúltimo Capítulo'. Esperando que este livro seja um instrumento nas mãos de Deus para abençoar muitas vidas.
Nossas escolhas no Penúltimo Capítulo de nossa vida decidirão o capítulo eterno. Eu ganhei o último capítulo mais maravilhoso que alguém pode esperar: um capítulo escrito por Deus."



"Quero agradecer a todos que ajudaram a concluir este trabalho e finalizo desejando que esse livro possa abençoar e edificar a vida de todos que o lerem."  




Clarice acreditou que poderia vencer os desafios mesmo nas horas em que a vontade de desistir foi o motivo principal para vencer. A fé moveu sua vida nesses longos anos de luta. Deus se manifestou na vida da autora através da família, dos amigos, parentes, colegas, professores e de todos que de alguma forma contribuíram para as suas vitórias e conquistas.




Ela formou-se em Letras pela Universidade de Passo Fundo. Fez Curso de Inglês Avançado. Também cursou o Seminário de Especialização em Teologia na instituição Missionária Cristo para as Nações, além do Curso de Missões, promovido pela Associação Missionária para Difusão do Evangelho. É professora da Escola Bíblica além de escrever artigos evangélicos para o jornal local. e ainda anuncia a palavra de esperança e salvação do evangelho online e offline. Através de sua alegria, ela oferece esperança para quem atravessa a vida com sofrimento e limitações, mostrando como Deus pode nos levar em vitória mesmo em meio aos vales e à escuridão. 



Nesses anos de lutas e conquistas ao longo da estrada algumas vezes sombria e deserta que Clarice e seus familiares palmilharam, Deus proveu cada necessidade, dando coragem e inspiração quando se sentiram incapazes de prosseguir, aliviando a pressão de seu fardo e preparando-os para a próxima fase da jornada.  





http://cantinhodoscadeirantes.blogspot.com.br/2014/05/conheca-clarisse.html

http://migre.me/jpP1D
http://cantinhodoscadeirantes.blogspot.com.br/2014/05/o-penultimo-capitulo-livro.html

http://claricepessato.wix.com/livro


2 comentários:


  1. Olá Clarice,

    Glória a Deus por sua vida que é instrumento de Deus para abençoar muitas outras. Sabemos que a palavra sucesso no Reino de Deus tem significado diferente de sucesso para o mundo. O maior "sucesso" de uma escritora cristã (como você e eu) é alcançar vidas, contribuir para edificação e salvação. Nesse sentido, te desejo todo sucesso, amada irma.

    Receba meu afetuoso abraço,

    Deus a abençoe.

    http://www.atendanarocha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Wilma,

      Agradeço suas palavras abençoadas, pois alegraram o meu coração. Em minhas orações peço a Deus para que a Sua vontade se cumpra e que eu possa ser um instrumento nas Suas mãos.
      A palavra de Deus diz que aonde colocarmos a planta dos nossos pés, prosperará, quer dizer, onde Deus nos colocar, se nos dispusermos debaixo de Sua mão poderosa e nos entregarmos a Ele para sermos usados, vamos prosperar em frutos para o reino.

      Louvo a Deus pela sua vida e pelo seu abençoado e próspero ministério, desejo muito sucesso.

      Um abraço

      http://asementequedavida.blogspot.com.br/

      Excluir

Redes Sociais

Seguidores

Total de visualizações de página

O Penúltimo Capítulo

Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia de sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica. Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto d’Ele e executar seus propósitos em nós e através de nós.
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog